Projetos | Dr. Mauricio B. Almeida, PhD

Projetos

Projetos Recentes


Tratamento da informação médica para atendimento à necessidade de privacidade: desidentificação textual de prontuários eletrônicos na língua portuguesa do Brasil.
Descrição: compreende a investigação de técnicas de aprendizado de máquina para desidentificação automática de prontuários de pacientes. Dois corpus serão criados utilizando dados em parceria com o Hospital das Clínicas da UFMG. O primeiro corpus será usado no treinamento de algoritmos computacionais e o segundo conterá os dados resultantes do processo de desidentificação. O corpora e as ferramentas criadas, ao longo do projeto, serão disponibilizados de forma gratuita e pública para pesquisa e consulta de profissionais da saúde. Resultados esperados: ao final da realização do trabalho é esperado que o corpus criado contribua em diferentes áreas médicas facilitando a obtenção de dados, fomentando a proteção aos pacientes e impulsionando as pesquisas no país. Em última instância pretende-se promover o acesso à informação médica no Brasil em benefício da sociedade. (texto autoria Guilherme Noronha, doutorando PPG-GOC/UFMG)
Integrantes: Guilherme Noronha (autor e executor: guilhermenoronha2001 at gmail.com), Mauricio Barcellos Almeida (coordenador científico), Zilma Silveira Nogueira Reis (FM-UFMG), Heliana Mello (FALE-UFMG)
2018 – Atual

Modelagem de dados clínicos para troca de informação entre os sistemas de registro eletrônico em saúde utilizados pela UFMG e a base de RES-MG
Transferência de informações entre diferentes níveis de cuidados da rede de atenção à saúde do SUS.
Descrição: A excelência no cuidado em saúde está fundamentada em como os profissionais utilizam a informação clínica e como aplica seus conhecimentos, baseados em dados confiáveis. Quando um cidadão procura atendimento na rede SUS, as melhores decisões sobre como resolver suas demandas, a tempo e a hora, podem se beneficiar do acesso oportuno aos dados da sua história clínica como: exames, cirurgias realizadas, doenças existentes, medicamentos em uso. O estudo buscou estabelecer e aplicar padrões de informação para que o profissional possa registrar dados em sistemas eletrônicos, durante o atendimento. Desta forma as informações poderão no futuro ser compartilhadas com outros profissionais e instituições, quando o paciente se movimentar entre hospitais e postos de saúde diferentes. O cenário de aplicação do estudo foi a gravidez, uma oportunidade impar de se estudar o fluxo de dados durante o pré-natal, parto e pós-parto. Duas modalidades de comunicação eletrônica foram desenvolvidas: o sumário de alta de internação obstétrica e o aplicativo para dispositivos móveis Meu Pré-natal. A primeira mostrou como será possível levar informações sobre o parto, geradas na maternidade, para as unidades básicas de saúde. O aplicativo estabeleceu um modelo de comunicação direta entre a gestante e a maternidade. Um grupo de multidisciplinar de pesquisadores das Ciências da Saúde e da Informação e Computação trabalhou em conjunto gerando produtos para uso direto pelas gestantes e para sistemas de informação em saúde. (texto autoria profa. Zilma Nogueira)
Integrantes: Renato Rocha Souza, Maurício Barcellos Almeida, / Zilma Silveira Nogueira Reis  (coordenador), Thabata Queiroz Vivas de Sá – Integrante.
2015 – Atual

Document Acts:
Descrição: The ontology of d-acts is based on a theory of document acts proposed by Barry Smith and Reinach’s theory of social acts and legal entities: Smith, B. (2012) “How to Do Things With Documents”, Rivista di estetica, 50 (2/2012), LII: 179-198. However, there are some amendments from our side which are to be found in the documentation.
Integrantes: Mathias Brochhausen (University of Arkansas For Medical Sciences); Amanda Hicks (University of Arkansas For Medical Sciences); Mauricio B. Almeida (PPGGOC-ECI/UFMG); Laura Slaughter (Norwegian University of Science and Technology)
2014 – pres.

Legal Project
Descrição: What is this thing called law? Does it consist of a set of universal moral principles in accordance with nature? Or is it simply a collection of largely man-made, valid rules, commands, or norms? Does the law have a specific purpose, such as the protection of individual rights, the attainment of justice, or economic, political, and sexual equality? Can the law be divorced from its social context? […]
Integrantes: Dr. Maurício B. Almeida (PPGGOC-ECI/UFMG), Simone Torres (Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais), Kátia Cardoso Coelho (Fundação Hemominas). Dr. Christiano Pessanha (UFMG)
2015 – pres.


 

Projetos Anteriores


Mestrado Profissionalizante Informática em Saúde e Telesaúde Fac. Medicina UFMG
Integrantes: Dr. Maurício B. Almeida (PPGGOC-ECI/UFMG), Dra. Zilma S. Nogueira Reis (UFMG), outros.
2015 – pres.


Representação de processos organizacionais em domínios de conhecimento especializado intensivo no âmbito de instituições de saúde pública.
Descrição: Propor estudos que possibilitem alcançar uma metodologia sistemática para caracterização de documentação médica de acordo com os efeitos sociais que o documento produz nos diversos contextos em que se manifesta.
Integrantes: Dr. Maurício B. Almeida (PPGGOC-ECI/UFMG), Dr. Mathias Brochaussen (University of Arkansas for Medical Science), Dr. Christiano Pessanha.
2015 – pres.


Caracterização da documentação médica para fins de representação em sistemas de informação.
Descrição: Propor melhorias na representação de processos organizacionais de uma instituição pública de saúde, por meio de uma abordagem, a qual tem sido chamada de Engenharia Organizacional. Essa abordagem leva em consideração os aspectos humanos, em detrimento de uma visão mecanicista orientada apenas à função.
Integrantes: Dr. Maurício B. Almeida (PPGGOC-ECI/UFMG), MsC. Kátia C. Coelho (UFMG), Dr. David Aveiro (Universidade da Madeira)
2015 – pres.


Blood Project
Descrição: Representação do conhecimento sobre sangue humano, elaboração de princí­pios e melhores práticas
Integrantes: Dr. Maurício B. Almeida (PPGGOC-ECI/UFMG), Dr. Barry Smith (University at Buffalo), alunos de pós graduação do PPGGOC-ECI/UFMG
2011 – pres.


Projeto Gestão de Recursos Informacionais para Eficiência da Processos Contábeis
Projeto P&D – GT507 CEMIG / Gestão de Documentos
2013 – 2015


Projeto ECI-UFMG para Governo do Estado de MG
Diretrizes para polí­ticas de preservação de documentos em formato digital.
Coordenadores: Prof. Maurí­cio B. Almeida DTGI/-ECI/UFMG, profa. Marta Melgaço DOTI- ECI/UFMG.


Projeto CEMIG
Assessoria para atualização tecnológica para gestão de documentos.
Coordenador: Mauricio B. Almeida.


Projeto DCC/UFMG para Governo do Estado de Minas Gerais
Assessoria para elaboração de especificação de requisitos de sistema de gestão de documentos.
Coordenadores: Prof. Maurí­cio B. Almeida DTGI/-ECI/UFMG, profa. Marta Melgaço DOTI-ECI/UFMG.


Biblioteca Digital Experimental de monografias do curso de CI da PUCMINAS
Projeto de biblioteca digital de trabalhos acadêmicos (monografias) para o Instituto de Informática da PUCMINAS, com acervo sobre Ciência da Informação.


Ontologia experimental para CI no Brasil
Estudo de terminologia da Ciência da Informação, em português


Colaboração Interdisciplinar


Faculdade de Letras da UFMG – Laboratório de Estudos Empí­ricos e Experimentais da Linguagem (LEEL), pesquisadora profa. Heliana Mello

Escola de Matemática Aplicada da FGV, pesquisador prof. Renato R. Souza