Apresentação

A importância da informação tem levado as instituições a refletir sobre forma de gerenciar e preservar conhecimento. Na área médica, a situação não é diferente. 

O Blood Project é uma iniciativa para organização do conhecimento no dóminio da hematologia. O objetivo do projeto é fornecer meios para organizar, disseminar e acessar conhecimento especializado sobre sangue. 

Motivação

O projeto envolve contribuições distintas, de caráter social e de caráter científico. A contribuição social é representada pela uso dos resultados para própositos de saúde pública através da Fundação Hemominas, o segundo maior banco de sangue do Brasil. O resultado prático consiste de uma linguagem formal sobre sangue humano a qual será desenvolvida a partir da expertise médica da instituição e parceiras. A contribuição científica para o campo da informação é representada por uma nova instância de pesquisa relacionando a Representação do Conhecimento à Medicina.

Breve descritivo

No âmbito do projeto, propõem-se desenvolver e testar metodologias para Representação do Conhecimento, utilizando sub-domínios  da medicina como teste. Tais metodologias estão relacionadas com etapas comuns ao desenvolvimento de ontologias - por exemplo, aquisição de conhecimento, organização da informação, visualização da informação e avaliação - além de outras questões relevantes, como segurança da informação.

As atividades do projeto tem sido desevolvidas na UFMG, Fundação Hemominas e Center of Excellence in the Life Sciences and Bioinformatics (CoE), State University of New York at Buffalo. O CoE participa através de pesquisa de pós-doutorado.