Além de registrar a informação, documentos são capazes de criar as instituições sociais

Além de registrar a informação, documentos são capazes de criar as instituições sociais

Documentos tem desempenhado um importante papel no âmbito das atividades humanas desde a antiguidade. O uso ordinário do termo “documento” mascara a complexidade em definir o significado dessa entidade, bem como sua importância no âmbito da sociedade ♦♦♦ Documentos tem como função básica o registro de informações, mas através de certos tipos de documentos é possível criar obrigações ou direitos, evitar problemas legais, induzir ou mesmo exigir a adoção de procedimentos. Documentos, nesse sentido, são portadores de uma variedade de poderes - éticos e legais - que lhes conferem local de destaque no cenário das atividades humanas. Desempenham papel essencial em muitas interações sociais, seja para unir pessoas, grupos ou nações (por exemplo, casamento, empresas, constituições federais), seja para criar obrigações que sobrevivem até mesmo à morte dos envolvidos (por exemplo, testamentos, espólios) ♦♦♦ Com o advento da telefonia móvel, o telefone tradicional se transformou em um instrumento capaz de atos de documentos, e de diversos tipos. Ao pressionar um botão, um telefone pode enviar um pedido (um documento digital) para uma máquina com o seguinte conteúdo: "me forneça uma lata de Coca-Cola". A transação é automaticamente documentada de forma que o telefone é associado a pessoa que o está usando em um momento e local específicos, disparando a criação multiplos documentos de caráter legal, por exemplo, na companhia de telefone, na empresa de cartão de crédido, na empresa que fornece o refrigerante.