Honestidade Intelectual

Um professor deve apresentar aos alunos de forma justa – isto é, com a mesma profundidade e seriedade – as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito dos assuntos em pauta.

Desonestidade Intelectual

  • Usar de arrogância e autoridade …ou… “Eu sou o mensageiro da verdade”
  • Desprezar …ou… “Suas visões não têm mérito”
  • Comprometer-se totalmente …ou… “Eu sei que estou certo, por que discutir?”
  • Ignorar a pergunta …ou… “E não vamos esquecer que…”
  • Não admitir erros .. ou… “Eu estou certo – independentemente da sua evidência”
  • Empregar duplos padrões …ou… “Sua evidência é inaceitável (porque é sua)”
  • Ad hominem …ou… “Você é um [insira um rótulo aqui] e tem uma agenda secreta”
  • Destruir sem verificar… ou… “Você pode dizer isso, mas como você explica?”
  • Ignorar a derrota [parcial]… ou… veja o Sinal 1
  • Ignorar os princípios do pensamento crítico