Amazon | Editora CRV

ALMEIDA, M.B. (2021). Ontologia em Ciência da Informação: Tecnologia e Aplicações. Curitiba: CRV, 372 p. (Coleção Representação do Conhecimento em Ciência da Informação: Volume II), ISBN:978-65-251-1477-4 (v.2, físico).

Pode-se executar uma variedade de tarefas pela Web, desde pedir um almoço ou escolher um filme, até fazer uma matrícula na universidade ou solicitar a segunda via de um documento. As pessoas tomam por certo a possibilidade de, por exemplo, comprar um notebook com uns poucos toques na tela de um smartphone e recebê-lo em poucos dias, mesmo que as partes sejam fabricadas em diferentes locais do mundo. Ao lançar mão dessas facilidades – seja via computadores, tablets ou smartphones – as pessoas estão lidando com sistemas que fazem uso de ontologias, artefatos capazes de compartilhar e integrar dados entre diversos sistemas e organizações.

Prefácio por Mathias Brochausen